sábado, 15 de fevereiro de 2014

CIAU ROMA... ÚLTIMA PARTE... PRESENTE PRÁ VOCÊ

CIAU ROMA... SEGUNDO DIA DE VIAGEM....



DEPOIS DE CAMINHARMOS ALGUMAS HORAS PELA BASÍLICA DE SÃO PEDRO E PELO MUSEU DO VATICANO ADMIRANDO TANTAS BELEZAS E SUNTUOSIDADE, CONTINUAMOS NOSSO PASSEIO EMBAIXO DE CHUVA E FRIO, MAS INEBRIANTE COMO NO PRIMEIRO DIA E RECEBEMOS UM PRESENTE DE DEUS.... FOMOS NUMA DAS 16 SINAGOGAS DE ROMA. ESTA É A MAIOR DE ROMA. UMA CONSTRUÇÃO ALTIVA, LINDA E MARCANTE.

ESTA SINAGOGA FICA NUM BAIRRO ONDE EXISTIA UM GUETO E FICA AO LADO DO RIO FIUME, UM RIO SIMPLESMENTE LINDO.... UMA VERDADEIRA PINTURA, CENA DE ALGUNS FILMES CLÁSSICOS.





                        


 




         


 



HOJE EM DIA VIVEM CERCA DE 15 MIL JUDEUS EM ROMA. NEM TODOS DESCENDEM DOS ANTIGOS ROMANOS. HOUVE OUTRAS CORRENTES MIGRATÓRIAS COMO OS JUDEUS DA LÍBIA, QUE EXPULSOS PELO CORONEL KADAFI E, POR SEREM DE ORIGEM ITALIANA ESTABELECERAM-SE NA ITÁLIA.





 






















NOMES DE PESSOAS QUE FORAM LEVADAS PELOS NAZISTAS








NA EPOCA DO IMPERIO ROMANO, HOUVERAM DUAS LEVAS DE JUDEUS PARA ROMA. A PRIMEIRA PRESENÇA JUDAICA EM ROMA FOI QUANDO OS JUDEUS VIERAM NA CONDIÇÃO DE EMBAIXADORES DA ÉPOCA DA JUDEIA E SAMARIA PARA ESTREITAR RELACIONAMENTO ENTRE O IMPERIO ROMANO E JUDEIA E A SEGUNDA FOI QUANDO OS ROMANOS DESTRUÍRAM O TEMPLO, VENCERAM OS HEBREUS E LEVARAM OS MESMOS COMO ESCRAVOS.
FOI MUITO DIFÍCIL A VIDA DOS JUDEUS NA ÉPOCA DO HOLOCAUSTO E EM OUTRAS ÉPOCAS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. EMBAIXO DA GRANDE SINAGOGA TEM UM MUSEU COM PEÇAS DA ÉPOCA DOS IMPERADORES ROMANOS, DOCUMENTOS PAPAIS, PROIBINDO A PRESENÇA DOS JUDEUS EM ALGUNS LOCAIS E DETERMINANDO O QUE OS JUDEUS PODERIAM FAZER E EM QUE PODERIAM TRABALHAR DIFICULTANDO O MÁXIMO SUAS VIDAS. DURANTE O NAZI – FASCISMO O PAPADO OMITIU QUALQUER TIPO DE CONDENAÇÃO AO ANTI-SEMITISMO.
HÁ TAMBÉM PEÇAS, FOTOS E UM FILME SOBRE A TRAGÉDIA DO HOLOCAUSTO, DO NAZI-FASCISMO.
 CLARO QUE É PROIBIDA A TIRAGEM DE FOTOS LÁ DENTRO, MAS LOGICAMENTE EU TIREI ALGUMAS ESCONDIDAS PARA PODER TE MOSTRAR UM POUCO DO QUE EU VI. ATÉ PEÇO PERDÃO POR ALGUMAS ESTAREM DESFOCADAS, MAS FORAM LITERALMENTE TIRADAS ESCONDIDO DE CÂMERAS E VIGIAS DO MUSEU.
NO INTERIOR DO PRÉDIO TEM UMA SINAGOGA SEFARADI PEQUENA E MAIS SIMPLES.
A SINAGOGA GRANDE TEM CARACTERÍSTICAS PURAMENTE ITALIANAS, POIS FOI CONSTRUÍDA POR UM ENGENHEIRO ITALIANO E NÃO JUDEU. ISSO PORQUE NA ÉPOCA OS JUDEUS ERAM PROIBÍDOS DE FREQUENTAR AS UNIVERSIDADES.  EM ALGUNS DETALHES É BEM SEMELHANTE A IGREJAS CRISTÃS COM COLUNAS ROMANAS, AFRESCOS E ESTAMPAS NAS PAREDES. ONDE FICA O SEFER TORÁ, PARECE O ALTAR DE UMA IGREJA, MAS APESAR DISSO, É SIMPLESMENTE MARAVILHOSA E CLARO... FOI UMA EMOÇÃO E TANTO ENTRAR DENTRO DELA E PODER ADMIRAR O SEU ESPLENDOR DE PERTO.
OS JUDEUS DE ROMA DIZEM IRONICAMENTE QUE REPRESENTAM OS VERDADEIROS ROMANOS, POIS LÁ ESTIVERAM POR MAIS DE DOIS MIL ANOS, ANTES DO IMPÉRIO ROMANO, ANTES DOS PAPAS, ANTES DO CRISTIANISMO E AINDA LÁ SE ENCONTRAM.
OS JUDEUS QUE LÁ MORAVAM SOBREVIVERAM ÀS HOSTILIDADES E RADICALISMOS DOS IMPERADORES ROMANOS, A SÉCULOS DE AUTORIDADE PAPAL, AO REGIME NAZISTA E À TERRÍVEL OCUPAÇÃO ALEMÃ DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. A ITÁLIA FOI O PRIMEIRO PAÍS NA DIÁSPORA E A COMUNIDADE ITALIANA É A MAIS ANTIGA DO MUNDO OCIDENTAL. ATÉ HOJE OS ITALIANOS USAM UM RITUAL RELIGIOSO E PRONÚNCIA PRÓPRIOS... O RITO ITALIANO.
ANTES DE SAIR DA SINAGOGA, OLHEI PARA O ARON ACODESH, FOTOGRAFEI ESCONDIDINHO E AGRADECI A DEUS POR AQUELA OPORTUNIDADE ÍMPAR NA MINHA VIDA.
SAINDO DA SINAGOGA, ANDANDO PELA RUAS PERTO DELA, ENCONTRAMOS ALGUNS RESTAURANTES KOSHER E UMA ESCOLA JUDAICA.
FOI UMA VIAGEM RÁPIDA, PORÉM DELICIOSA E BASTANTE RICA EM INFORMAÇÕES E CULTURA.


EU RECOMENDO.....